DAMAS DE HONRA PARA LOCAÇÃO



  •  

     

No Brasil, o costume é convidar as crianças pequenas para serem Damas de Honra, faz parte da tradição. Mas na América do Norte e Europa é super comum convidar adultas.

Normalmente as Damas de Honra adultas tem se tornado uma alternativa usada por noivas que têm muitas amigas, primas e irmãs. Agradando a todas, ninguém fica chateado porque a noiva pode convidar os padrinhos e madrinhas, e ainda pode convidar as outras amigas para serem damas de honra.

Elas normalmente entram desacompanhadas, com um pequeno buquê nas mãos, as alianças, pétalas de rosa e o que o casal preferir.

Algumas noivas gostam de escolher uma cor de vestido e todas as damas de honra se vestem com esta mesma cor ou até o mesmo modelo, tudo de acordo co m a vontade da noiva.

O vestido ideal para a dama de honra não deve ser idêntico ao vestido da noiva, pois há uma infinidade de modelos que irão harmonizar-se, sendo que meninas menores de seis anos podem sentir-se incomodadas com vestidos muito longos ou saias muito cheias, o ideal são modelos até os joelhos. Para meninas acima desta idade pode ser modelos tomara que caia.

O tecido pode variar, deve acompanhar o estilo do vestido da noiva, assim como a cor e a adaptação do corte. A diferença deve estar contida nos detalhes, sem exageros na aplicação de rendas, adornos ou babados.

As Damas de Honra geralmente usam vestidos brancos, pérola ou tons pastel. Os tecidos como o algodão e o tule, ou ainda no tafetá ou cetim combinados com rendas e fitas.

O número de Damas de Honra pode variar de acordo com o cerimonial, algumas noivas convidam até 8 amigas. Um dos objetivos de convidar uma mulher adulta para ser dama de honra é apenas para prova de carinho, amizade e sobretudo de confiança.

As Damas de Honra adultas têm como responsabilidade, segundo a tradição, ajudar na escolha dos vestidos das madrinhas, tal como estar presente em eventos pré-nupciais, servir como testemunha durante a assinatura e auxiliar na entrada e saída da noiva, assim como cuidar das madrinhas e afins. Contudo, tais afazeres podem basear-se somente nas necessidades previstas pelo casal.